20 de novembro de 2008.

5ª Marcha pela Consciência Negra:

Estive na 5ª Marcha pela Consciência Negra, no dia 20 de novembro de 2008, acompanhando os companheiros do Circulo Palmarino, entidade da qual faço parte, ajudando na organização de nosso pessoal e trazendo ao debate a questão racial no país.
Alguns comentários se fazem necessários a algumas situações nesse dia. Uma das situações que me preocupou foi a chegada do pagodeiro Netinho, agora eleito vereador por São Paulo, por um partido que se dizia de esquerda. Vale ressaltar que continuo tendo respeito por companheiros do partido, mas vocês hão de convir, alguém acredita que o pagodeiro saiba discernir essa questão?
Outro fato, que considero uma gafe por parte do nosso vereador eleito, foi dizer que se ele conseguiu chegar aonde chegou todos conseguem, que ele ganha muito mais como pagodeiro do que vai ganhar como vereador, mas que ele está lá para defender os interesses do povo. Aqui eu me lembrei do Clodovil, do Lula deputado, do Ratinho e de vários outros que tem histórias parecidas. Mesmo o Lula, vindo de movimentos politizantes, sucumbiu à inércia no congresso, que ideologia seguirá o ex-apresentador?

Outro fato que deve ser debatido foi a atitude do governo municipal e estadual, sabedores da organização da Marcha, que é um movimento para conscientização, politização e resistência ao racismo, resolveram festejar a morte de Zumbi com shows na praça da Sé, na tentativa de esvaziar uma ação dos movimentos sociais anti-racismo.

As políticas seguidas pelo governador José Serra e pelo prefeito Kassab, são claramente higienistas, muitas vezes chegando a ser eugenistas, mas fazer frente a uma ação popular de forma tão suja e vil mostrou o caráter dos políticos que elegemos.

Nossa reflexão é no sentido de mostrar o que é ação popular e o que é retórica baixa e tentativa de desmantelar a resistência do povo. A politicagem rasteira impera em São Paulo como imperava na época da escravatura. A mídia seguiu o que é mais comum, foi aos shows, mostrar a comemoração e os festejos pela morte de tão nobre guerreiro, poucos foram ver a homenagem e a organização de luta dos Zumbis de Palmares descendo a consolação, cercados por cordões de policiais, isso tudo após a confirmação de liberação das ruas ser feita um dia antes da marcha. No caso da mídia, sabíamos das suas ações tendenciosas, mas as imagens divulgadas e as noticias veiculadas não fizeram jus ao valor da manifestação.

Comentários