Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2009

O texto a seguir foi uma pequena discussão em relação a postura do parlamentar Agnaldo Timoteo, em sua fala na câmara

Existe no email enviado ao vereador uma alusão a suas declaracoes no jornal folha de bonsucesso, para esclarecer possiveis entendimentos errôneos.

Constam no texto o email inicial, réplica e tréplica. Parte das informações são facilmente encontradas na internet, inclusive a entrevista no jornal folha de bonsucesso.

Preservando sempre a democracia, o texto está na íntegra, com a resposta do parlamentar da mesma forma que foi enviada.

O sequenciamento das mensagens está do fim para o começo.




-----Mensagem original-----De: ailtonamaral [mailto:ailtonamaral@hotmail.com] Enviada em: quarta-feira, 6 de maio de 2009 02:12Para: 'Agnaldo Timóteo'Assunto: RES:

Agnaldo,

Travar um debate com uma mente brilhante que consegue dizer em tão poucas palavras o que realmente tem a oferecer, seria desmerecer a inteligência de qualquer cidadão consciente.

No entanto, para travar um debate é necessário pelo menos um pouco de inteligência, bom senso e capacidade de discernimento, algo que um de nós dois nã…

Texto baseado em análise bibliográfica de dois autores: Sennett e Bauman, ambos sociologos com vários livros publicados e temas pertinentes a política

No texto “A Corrosão do Caráter” Richard Sennett fala sobre a mudança do modo de vida americano, usando como exemplo a vida de um faxineiro chamado Enrico que utilizava o trabalho como algo para servir a família; levou quinze anos para comprar uma casa. Sua esposa Flavia começou a trabalhar como passadeira para ajudar no orçamento doméstico, causando uma certa vergonha ao marido; economizava para a educação dos filhos e buscava dar-lhes o que não tivera, a chance de vencer na vida, de ter mobilidade social; antipatizava com as minorias como os negros, apesar de ter trabalhado com alguns deles e com os imigrantes não italianos, mesmo com seus pais mal sabendo falar inglês e com pessoas de classe média, pois sentia que o viam como um zero ou algo invisível; não tinha aliados de classe, seu sindicato era o responsável pelas decisões junto aos patrões; tinha uma rede de amigos baseada no bairro em que vivia antes da nova casa; a vida pacata tornava possível observar o mundo e planejar seu…

O sapo escaldado

Há algum tempo tenho observado como a manipulação imposta pela ideologia dominante tem sido perversa. Uma constatação feita é a de que somos ludibriados diariamente, paulatinamente, bombardeados com idéias não pertencentes à maioria, mas inseridas no imaginário e na comunicação com uma eficiência e eficácia que não é possível questionar.

Para termos uma idéia clara sobre a proposição acima, vamos usar uma historia que, segundo contam, foi uma experiência feita para avaliar a reação de alguns anfíbios em situações adversas:

Foram utilizados sapos nessa experiência, que visava levantar dados sobre suas reações, então utilizaram duas panelas, uma com água fervente e uma outra em que ia aumentando a temperatura gradativamente. Constatou-se que ao jogar o sapo dentro de uma panela de água fervente, o anfíbio saltava rapidamente para fora da água ou se debatia com tal violência que espalhava água e derrubava a tampa da panela tal força empregava.

Em uma segunda etapa, colocavam o sapo em uma p…