O texto a seguir foi uma pequena discussão em relação a postura do parlamentar Agnaldo Timoteo, em sua fala na câmara

Existe no email enviado ao vereador uma alusão a suas declaracoes no jornal folha de bonsucesso, para esclarecer possiveis entendimentos errôneos.

Constam no texto o email inicial, réplica e tréplica. Parte das informações são facilmente encontradas na internet, inclusive a entrevista no jornal folha de bonsucesso.

Preservando sempre a democracia, o texto está na íntegra, com a resposta do parlamentar da mesma forma que foi enviada.

O sequenciamento das mensagens está do fim para o começo.




-----Mensagem original-----De: ailtonamaral [mailto:ailtonamaral@hotmail.com] Enviada em: quarta-feira, 6 de maio de 2009 02:12Para: 'Agnaldo Timóteo'Assunto: RES:

Agnaldo,

Travar um debate com uma mente brilhante que consegue dizer em tão poucas palavras o que realmente tem a oferecer, seria desmerecer a inteligência de qualquer cidadão consciente.

No entanto, para travar um debate é necessário pelo menos um pouco de inteligência, bom senso e capacidade de discernimento, algo que um de nós dois não tem isso a oferecer, parece que não sou eu, nesse caso.

Mas é bom saber que alguém com 72 anos tem tanto a oferecer ao país ou a cidade, porem, sinto que sua visão de mundo não lhe permita oferecer muita coisa a sociedade. No entanto, gosto de analisar o que me chega, indiferente da fonte ou da forma, por isso vamos à sua mensagem:

Imagino que demagogia seja o grosso dos seus discursos, por isso mostra-se tão esclarecido nessa matéria, como gosto de colaborar com a possibilidade de crescimento das pessoas, aqui vai o significado da palavra, talvez você não saiba:

1 Pej. Pol. Ação ou processo de manipular os sentimentos e paixões populares visando à conquista de poder político.
2 Fig. Prática de aparentar modéstia, humildade, honestidade etc., com objetivos escusos.
3 Pol. Dominação das facções populares.
4 Pej. O discurso feito com essa finalidade

Sendo sensato, apelando para o parco conhecimento demonstrado por você em relação ao significado de alguns termos, vejamos, quem é que manipula as pessoas visando não só o poder político, mas também fazendo do mandato fonte de sustento? Bom, peguemos o item 04, onde diz “discurso feito com essa finalidade” nesse caso, estamos falando do discurso com a finalidade de manipular as pessoas, item que parece adequar a sua história política e de mais alguns de seus pares.

Bom, seguindo adiante, como disse no inicio, suas palavras, poucas, é verdade, são muito estimulantes a uma análise profunda e proveitosa: quando diz que sou um babaca, realmente percebo o nível do debate que poderia manter com uma pessoa assim, se não consegue manter o controle de suas falácias, não conseguiria manter o bom senso de encarar uma crítica.

Fui às ruas, pedi voto, várias vezes em minha vida, mas não para proveito próprio, peço votos até hoje em nome de um causa, de um ideal, vou continuar fazendo isso, não por mim, mas pelas pessoas, pelo futuro.

Como seu vocabulário parece não ir muito além de algumas poucas palavras, Zé Mané não poderia deixar de aparecer numa resposta sua, pois que tipo de argumento usaria? Ah, é verdade, argumento não é algo que um homem de 72 anos, num cargo como o que ocupa, precisa saber usar, já que é assim que pratica política e se mantém no cargo, sem argumentar, só usando da esperteza. Mas como você disse também, sua personalidade permite desvarios e incompetência, ela deveria permitir também uma reflexão sobre a vida que se leva, as causas defendidas, as atuações que teve na vida e pensar sobre os erros cometidos e a besteiras faladas. Infelizmente, parece não ser o seu caso, não precisa desse tipo de avaliação.

Então, para não prolongar demais a discussão, imagino que tenha dificuldade em ler e entender parte do que aqui está escrito, fico a disposição para discutirmos o que quer que seja.

Em nome de um mundo melhor e um futuro mais digno.

Ailton Amaral

http://eissoaibyailton.blogspot.com/





-----Mensagem original-----De: Agnaldo Timóteo [mailto:agnaldotimoteovereador@camara.sp.gov.br] Enviada em: segunda-feira, 4 de maio de 2009 16:50Para: 'ailtonamaral@hotmail.com'Cc: Agnaldo TimóteoAssunto:

AILTON:

SEU E-MAIL É DEMAGOGO E BABACA, VÁ A
RUA PEÇA VOTOS E VENHA PARA CÁ
TENHO 72 ANOS, ZÉ MANÉ E FALO AQUILO
QUE A MINHA PERSONALIDADE PERMITE.

AGNALDO TIMÓTEO









Vergonha‏
De:
ailtonamaral (ailtonamaral@hotmail.com)
Enviada:
domingo, 3 de maio de 2009 19:19:19
Para:
agnaldotimoteovereador@camara.sp.gov.br
Senhor Agnaldo,

Assistindo a tv câmara hoje, domingo, dia 03 de maio, vi uma intervenção sua, grotesca, ignorante e no mínimo de mau gosto, alias, mau gosto é o que o senhor mais tem quando se trata de defender algo quando abre a boca para falar de assuntos sérios. Veio-me a cabeça porque aparece tanto num programa como o da Luciana Gimenez.

Mas retornando ao motivo do e-mail, sua fala numa sessão da câmara; senti-me envergonhado, por vários motivos:

- um deles é por saber que temos eleitores que ainda o escolhem, sou um defensor intransigente da democracia, mas infelizmente não vejo competência em um parlamentar do seu nível. Alguém que diz ter vindo de uma eleição, em 1982, com mais de 500 mil votos, declarar em uma casa do povo que a ditadura não foi tão ruim assim e que os militares só matavam e torturava bandidos e terroristas, mostra o despreparo histórico que o você tem. Dizer que os generais que mandaram matar, torturar e vitimizar quem quer que não estivesse de acordo com seus desmandos é uma das maiores tolices ou tagarelice de que se tem registro. Dizer que temos que parar de lembrar que passamos pela ditadura, onde várias vidas foram perdidas e outras tantas destruídas, para trazer ao país a possibilidade de eleger, infelizmente, pessoas como você é uma incoerência. Imagino que em breve vai dizer que o presidente do Irã está certo ao negar o holocausto e o genocídio contra os judeus, dizendo a mesma idiotice que disse sobre a ditadura. Além disso, vai pedir para pararem de falar e de lembrar desse fato terrível da história da humanidade?

- Vergonha, Agnaldo, é isso que sinto vendo sua atuação, vendo suas falas absurdas, vendo sua falta de informação e pela sua falta de visão. Temos que falar sim da ditadura, como os judeus fazem com o holocausto, como os alemães fazem em suas escolas, para que esse tipo de situação não ocorra novamente.

- sinto vergonha por ter que ouvir um representante do povo, ou pseudo-representante, falar coisas que estão claramente bem definidas historicamente. Ouvir elogios ao Delfim Neto, Figueiredo, ACM e outros foi um dos piores momentos a que um parlamentar deveria se expor. Mas também não era de se esperar muito de alguém que leva comidinha para Paulo Maluf na prisão e diz que seria um ditador milhões de vezes pior que Chaves.

- vergonha por ser negro, e não estou falando de mim, estou falando de você, pois me sinto honrado, orgulhoso e cuido de demonstrar isso participando de movimentos e ações nesse sentido. Dizer que Zumbi não deveria ter seu dia, na verdade um dia da raça, a figura dele só é emprestada para dar identidade à luta, não podendo ser desmerecida sua contribuição para a liberdade que hoje, embora pequena, temos. Essa ultima sandice foi dita ao jornal folha de Bonsucesso, em fevereiro de 2008, onde sugere um dia de Airton Senna, mas recrimina o dia da consciência negra. Dizer que Senna nos deu mais alegria que Zumbi é uma colocação ridícula, pequena e de uma ignorância sem precedentes. Tenho certeza que você leu as obras de Gilberto Freyre e assina embaixo de todas suas teorias, pois na sua incapacidade de discernir sobre assuntos que deveriam dizer-lhe respeito, solta pérolas deploráveis como a de que no Brasil não existe racismo e que o preconceito é social. Chamar um dia que foi conseguido para trazer à tona a questão racial de dia da inconsciência negra, mostra o total despreparo de uma pessoa sem o menor potencial para representar o povo. A inconsciência está no fato de votarem em alguém como você. Sem propósito, sem luta, sem ideal, a não ser o seu próprio sustento.

- vergonha por idiotices como a de que combate à exploração sexual de adolescentes é hipocrisia.

Por tudo isso e mais coisas que é só fazer uma busca nos veículos de comunicação ou, para facilitar, na Internet, sinto vergonha, senhor Agnaldo.

Ailton amaral

Atenciosamente

Ailton Amaral
Consultor de Segurança
Consultoria, Soluções , Avaliaçôes
Desenvolvimento de Projetos.
11 8227 4288
ailtonamaral@hotmail.com
comercialcftv@hotmail.com

Comentários