Sobre manifestações na visita de Obama, quando vários manifestantes foram presos e espancados.

entendi, Ailton. e concordo com a maioria de suas colocações.
em nenhum momento quis desmerecer você.
uma coluna é uma coluna...é uma coluna...são apenas 4 mil toques, e é difícil para caramba ser absolutamente clara em tão pouco espaço.
sempre escrevo...e vou cortando, cortando, cortando.
um abraço cordial


-----Original Message-----
From: ailtonamaral [mailto:ailtonamaral@hotmail.com]
Sent: Tue 22/3/2011 01:00
To: Ruth de Aquino
Subject: RES: sobre coluna 21/3

Ruth,



Em momento algum eu disse, jamais diria que você é de direita. Gostaria que você relesse o que escrevi, vai notar que digo que suas colocações beiram ao extremismo de direita, todos nós temos em algum momento repentes nada ideológicos. Ter reações a direita não necessariamente te faz partidária do DEM ou PP, mas que as suas críticas não recaem tanto nos que mandam nesse país quanto deveriam.



Sou militante, apesar de parecer que você me acha só um idiota com um micro e um pouco de alfabetização. Faço sim os protestos dentro dos grupos nos quais estou inserido, discuto política, futuro e como fazer para melhorar e tornar mais igualitário nossa sociedade.



Sou um estudante, fora da idade, nem por isso menos estudante, um ativista, politizado o suficiente para entender nuances dos meios de comunicação.



Quando digo que um protesto desses deveria ser visto com o real valor que tem, com o intuito de questionar a ordem estabelecida, ou, como diria os mais inteligentes, o establishment, não é por ir contra o presidente americano, em sua condição de cidadão, mas na condição de maior autoridade daquele país. Sou negro, como Obama, não me permitiria agredi-lo se não houvesse culpa em sua conduta como presidente americano, mas que não é a questão levantada nos protestos.



Sou um democrata, não do partido do Agripino, mas um democrata por natureza, sempre tento preservar o direito do outro debater, alias, adoro debates, são eles que me permitem olhar o mundo de outro ponto de vista. Quando envio uma mensagem com meu ponto de vista, em momento algum quero desrespeitá-la, ao contrário, deixo claro sempre que é minha forma de ver.



Estive nos congressos da UEE e UNE a dois anos atrás, você não está errada em criticar essa entidade, não existe nada lá que não seja uma forma do PC do B ganhar votos, inclusive cometendo o maior dos crimes, mentindo, alienando e enganando as pessoas que se aproximam deles. Sou militante de movimentos sociais diversos, desde adolescente dos movimentos de estudantes organizados nas escolas, na faculdade, e hoje também não é diferente.



Os grupos de esquerdas conscientes, de verdade, discutem sim as ditaduras, aliás, citando o caso do kadaffi, só para lembrar, uma ditadura claramente de direita, como a maioria das que apareceram no século passado e as que se mantêm hoje, também apoiadas pelos EUA, como sempre. Algumas só existiram por sua causa, pelas suas mãos. Hoje, o mundo árabe e muçulmano só tem esses ataques por conta de terem perdido o interesse dos EUA, que fornece armas, condições e a amizade para essas ditaduras quando lhe convém.



Sei que você é mais coerente do que eu em relação a política internacional, mas sempre faço uma pergunta quando se trata de discutir o que chamam sempre de ditadura de esquerda na America latina, por que realmente os cubando, bolivianos e venezuelanos não se voltam contra o seu governo e o depõem? Como estão fazendo nos países com maior poder de fogo e reação por parte do governo?

Não acha que a Venezuela e Cuba não passariam de uma semana de revolta se o povo quisesse?



O que sabemos através da mídia é o querem que engulamos, como as mentiras contadas pelo Globovision. Conversei com pessoas que lá estavam, independentes, e não era isso que se pintava aqui. Em Cuba, um amigo que retornou agora, depois de alguns anos estudando lá, outro que foi se especializar, não viu tantas misérias e o povo massacrado como se prega no blog da cubana tão cultuada aqui, mas tem uma coisa que não entendo, como alguém que é inimiga de um regime tão autoritário assim pode ter um blog, acesso a internet, já que ninguém lá tem? ou são tão poucos os que tem acesso que não seria um inimigo do Estado o privilegiado com tal benesse. Trabalhei com cubanos, apesar de reclamarem de não terem a fartura que aqui se vê, não ouvi reclamações tão destoantes do que a maioria dos compatriotas que aqui encontraram.



Se quiser envio para você que o grupo que participo se preocupa sim em protestar contra tudo que massacre, assassine ou tire a liberdade em qualquer que seja a situação.



Então, cara Ruth, não é um protesto contra o Obama, contra um americano decente, mas contra o famoso american way of life, que permite seu governo matar, assassinar e destruir tudo que não lhe convém.



Portanto, concordo com você, todos tem direito a falar, pensar e protestar, em um país democrático, só que quando são garotos protestando contra prefeitos sem escrúpulos ou contra uma ideologia financeira, sem pensamento social algum, apanham de brutamontes sem vergonha nenhuma de fazê-lo. Tem narizes quebrados, são feridos, chutados, socados por 10 homens e tem seus cabelos raspados como castigo nas cadeias que não prendem os verdadeiros bandidos.



Apesar de ter o dobro da idade daqueles garotos, sinto que eles fazem o mesmo que fiz, apesar de um pouco de falta de consciência da realidade, mas é melhor ter jovens assim do que os que hoje estão nas faculdades sem ideal, perspectiva ou motivo para lutar.



Fico a disposição para conversar.



Atenciosamente













Ailton Amaral



Por um mundo melhor e um futuro mais digno.

http://eissoaibyailton.blogspot.com

11 8227 4288 begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting

ailtonamaral@hotmail.com





De: Ruth de Aquino [mailto:raquino@edglobo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 21 de março de 2011 14:35
Para: ailton amaral
Assunto: RE: sobre coluna 21/3



Caro Ailton

Da mesma forma que o sr não é do PSTU, eu não sou "de direita".

O sr tem todo o direito de apoiar quem quer que seja ou de se "decepcionar" com minha coluna.

Cada um tem o direito de pensar de um jeito ou de outro e, quando eu escrevo, eu me exponho a críticas de todo teor.

Acho um absurdo que esses manifestantes protestem contra Obama e não contra Khadafi, nem como Ahmadinejad, nem contra Fidel Castro, nem contra Chávez, que jamais admitem a qualquer um de seus conterrâneos o direito de discordar.

Ao menos no Brasil e nos Estados Unidos e na França, as pessoas podem discordar sem correr o risco de ser presas, torturadas, exiladas, ou jogadas a uma greve de fome por consciência. Ao menos no Brasil e nos Estados Unidos, mulheres não são apedrejadas.

No dia em que a UNE, a CUT, etc, e o senhor, sr Ailton, protestarem contra as ditaduras de esquerda, eu passarei a aceitar melhor os protestos contra Obama, um democrata.

Somos todos "cabeças pensantes", mas pensamos diferente, sr Ailton. Eu sou contra todas as ditaduras, sejam elas de direita ou de esquerda.

E aparentemente a presidente Dilma também. Será que ela é "de direita"?

Abs cordiais



-----Original Message-----
From: ailton amaral [mailto:ailtonamaral@gmail.com]
Sent: Mon 21/3/2011 14:09
To: Ruth de Aquino
Subject: sobre coluna 21/3

Prezada Ruth,



Sua ultima coluna levou-me a uma reflexão mais profunda do que a que já faço sobre a mídia brasileira.



Tenho profundo respeito por você, já nos correspondemos antes, mas sua intervenção quanto aos protestos beiraram ao radicalismo dos xenófobos de extrema direita e até mesmo postula uma certa concordância quanto aos já criticados na sua coluna, garotos paulistas com pretensões de separação federal.



A idiotização que a esquerda propõe, as vezes, é igual a idiotização a direita. Sem dúvida, no entanto, quem ainda busca justiça social é so a esquerda, não estamos falando de PT, PC do B ou outros de centralismo ideológico, que a mídia tenta sempre colocar como esquerda.



Agora, é bom atentar para suas colocações, bem ao estilo Beltrame, que hoje de manhã, em um jornal de rede nacional, dizia que os americanos impuseram um sistema de sistema de segurança que ele não concordava, mas eles "mandaram" e ele tem que engolir. Seu conformismo me assusta, pois ainda a considero uma cabeça pensante, no entanto, criticar manifestantes de esquerda com sua verve estruturada, não era o que eu esperava.



Bom ter olhado outros noticiários, como http://g1.globo.com/obama-no-brasil/noticia/2011/03/manifestantes-presos-em-protesto-contra-obama-no-rio-sao-soltos.html e de militantes reclamando de serem colocados sob humilhação, como segue, http://www.pstu.org.br/autor_materia.asp?id=12518&ida=19 , mas acho que esse tipo de colocação e reclamação não vai sair na sua coluna, pois quem manda realmente é a boa e velha direita, sem pretensão social, so buscando manter o status quo.



Outra coisa que me preocupou, foi ver a sua forma de tentar jogar o que resta da esquerda brasileira, ainda, na lama, com o argumento fraco e sem validade, de que apoiariam Kadaffi, não estou falando da falácia dos petistas, dos fracos pensadores do PC do B, que de ideologia não tem mais nada, estou falando de pessoas que ainda questionam notícias requentadas e mastigadas. Ninguém em sã consciência apóia nenhuma ditadura, mas ninguém pensante também deixa de questionar a submissão de países, nações soberanas, aos mandos de um país que não deveria ter esse poder.



Kadaffi, Ruth, você melhor do que eu deve saber, foi um joguete enquanto interessava aos interesses políticos e financeiros dos EUA. Colocar um protesto relacionado a esse tipo de tirania como se fosse contra uma pessoa, contra o Obama, soa de uma tentativa de manipulação terrível. Enquanto os iraquianos, paquistaneses e vários outros povos morrem e são massacrados pelas mãos dos americanos, não existe ninguém a não ser a esquerda, que reclame, mas quando se faz um protesto, dito e afirmado pacifico pelos participantes, eles são vistos como só um bando de bárbaros.



A barbárie que foi imposta pelos EUA na história recente não é lembrada nunca, não se fala, não se conversa, parece filme de Harry Potter, que não pode se pronunciar o nome de Voldemort, soa infantil e apequenado.



Obama não é o culpado por todas elas, mas talvez nem o bush, so que eles representam o tipo de política que mantêm o mundo submisso, imperial sim, sem querer parecer com cheiro de mofo. O problema é que tanto a mídia nacional quanto a mundial são dos donos do capital, sem marxismos nessa última colocação, mas so para lembrar que existem muito mais informações escondidas nas noticias divulgadas do que as que aparecem.



Espero não ter a decepção de vê-la defender a polícia que agrediu estudantes para conter protestos contra o aumento das tarifas em São Paulo, como defende agora a força para manter a ordem. O problema da força que ora atua é que é desigual, não defende quem deveria e não quer saber, so segue ordens de quem não busca dar espaços isonômicos.



Também não consigo crer que você não lê as colunas de seu colega, machista, xenófobo e de uma extremismo de direita que preocupa qualquer pessoa mais bem intencionada e educada. O pseudo jornalista, economista, sociólogo Fiuza, agride constantemente a mulher Dilma, e não vejo alguém falar contra.



Então, Ruth, por mais que a respeite, as vezes suas colocações tem sido, em alguns momentos, tão de direita quanto a direita política e social que tanto traz prejuízos ao nosso país. É bom levantar os dados sociais as vezes, antes de criticar os que se dizem de esquerda, ou pelo menos os que agem dentro dos princípios da esquerda.



Ah, para lembrar, não sou petista, nem do PSTU e não apoio o pseudo sindicalismo que ora se dissemina pelo território nacional. Dos movimentos que cita, é bom constar, se olhar com bom senso, que não fazem parte de uma esquerda real, são dissimulados, para ganhar simpatia de uma parcela da população que busca a questão da igualdade como princípio.



Atenciosamente



--

Ailton Amaral
11 8227 4288
MSN: ailtonamaral@hotmail.com
Skype: ailtonamaral
Email: ailtonamaral@gmail.com
ailtonamaral@hotmail.com
Blog: eissoaibyailton.blogspot.com

"O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons". Luther King

Comentários