DETRAN – por que só acusamos os cidadãos quando acontecem os acidentes?

DETRAN – por que só acusamos os cidadãos quando acontecem os acidentes?

Tenho me questionado e as vezes discutido sobre nossa burrice coletiva quando o assunto é trânsito; várias páginas em redes sociais falando sobre acidentes, todas elas questionam o que para mim é o efeito, não a causa de tanta mortalidade e letalidade no trânsito.
De qualquer forma, a ideia que tenho não é de minimizar a culpa do cidadão, não tem como faze-lo, mas uma coisa é certa, se não houvesse a entrega de CNH a troco de dinheiro a qualquer pessoa, mesmo incapaz de guiar, não teríamos tantos acidentes. De uma forma geral, se os exames do DETRAN fossem voltados à concessão da licença para quem realmente esteja em condições de guiar, no mínimo, de forma regular, não haveria tantas mortes, talvez mais de 50% dos acidentes seriam evitados.
Em uma pesquisa simples, vemos que em todos os estados o departamento é controlado por máfias, por corruptos e por bandidos. Todos sabem de uma forma ou de outra, da venda das CNHs, mas não temos coragem de bater nesta tecla até que isso mude. Temos filhos, pais e famílias inteiras mortas por conta disso, sem muito esforço, podemos culpar o estado por conta destes crimes contra a sociedade.
Os movimentos que falam sobre alcoolismo no trânsito, sobre acidentes provocados por pessoas drogadas ou causados por sono, estão somente batendo no efeito, que, sem dúvida, é devastador. Mas não é o que vai resolver, não é o que vai levar pessoas a fazerem a diferença. O que vai mudar, vai trazer consciência e coerência contra esta mortandade através dos veículos automotores é a educação, formação e capacitação do cidadão como ser responsável pelas suas acoes. No entanto, incontestavelmente, isso começa em um estado limpo, fiscalizador, regulador e seguidor das leis. Não é o caso do nosso país. Vamos continuar fazendo leis e vendo pessoas sendo massacradas por veículos.
A lógica que os governos seguem é a da entrega de cada vez mais automóveis a população, a adolescentes, não porque isso é bom para o país, mas porque é bom para os grandes financiadores de campanhas.

Seguem alguns links, apesar de algumas pessoas não acreditarem que as vendas continuam, tenho certeza que não parou. Uma conversa com um cidadão fez com que ficasse mais indignado, ele dizia de uma experiência em conseguir sua CNH, em todas as escolas que foi, o preço pelo “quebra” é o mesmo, como ele diz, está tabelado:

E tem muito mais.


Comentários